quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Tenha o poder de escolha.

Quando eu vejo essas frases "Queria voltar ao tempo em que minha única preocupação era ter que escolher a cor do lápis (ou o sabor do sorvete)", eu sinto uma certa indignação, sabe?! Porque, admito, eu às vezes também queria voltar ao tempo em que tinha pouca - ou até nenhuma - preocupação. Mas se eu pensar bem, era nessa mesma época que eu tinha pouco - quase nenhum - controle sobre a minha vida. Simples assim.


Se eu estou pondo em xeque o controle dos pais sobre os filhos? Absolutamente. Esse controle não é apenas necessário - é essencial. Se eu tivesse que, aos seis anos de idade, escolher entre comprar mais um brinquedo (caro) ou pagar a conta de luz, o resultado seria algo trágico - algo como ficar um mês tomando banho frio.


Então, crianças não tomam  tantas decisões importantes porque não tem maturidade pra isso - certo. E por isso são mais felizes - depende. Quando criança, tenho certeza (porque eu já fui uma, ok?! E o pior é que eu me lembro muito bem dessa época...) que todo mundo já passou pela situação de se sentir contrariado com a decisão tomada pelos adultos - embora ela fosse a melhor decisão a ser tomada. E ficávamos pensando: "Quando eu for adulto, e puder FAZER O QUE EU QUISER, aí sim eu vou ser feliz".


Bem, somos adultos agora. Está fazendo TUDO O QUE VOCÊ QUER?! Não?! Nem eu. Se duvidar, ninguém faz. Nem os pais, que se sacrificaram muito por causa dos filhos - tenhamos plena consciência disso. Mas então a nossa vida é um lixo?! Claro que não! Nós temos sim liberdade de escolha garantida - contanto que arquemos com as consequências de nossos atos.


Essa é a parte que faltava pra nós, quando crianças. Porque qualquer criança não entende plenamente que relação tem X com Y (não pensem isso como matemática, ok?! Eu não pensei...). Ela simplesmente acha que tudo pode ser feito, sem que haja um retorno - positivo ou negativo, dependendo da situação.


E agora que você e eu somos adultos, já sabemos que temos que pensar antes de agir - ou pelo menos deveríamos saber (sei lá, tem gente que não pensa, né?! Mas isso é assunto pra outro dia...). E quando você pensa, age e dá certo?! Maravilha! E quando dá errado?! Droga! E quando se cansa de pensar mas não chega a uma solução?! Reclama de como gostaria de ter que apenas escolher a cor do lápis?! Sério que você quer voltar pra saia da sua mãe?! Vai abrir mão das suas escolhas e deixar que seus pais decidam tudo por você?!


Não sinta falta da época em que você não tinha tantas preocupações. Você ainda pode escolher o sabor do sorvete. E ter o prazer de pagar por ele com o seu próprio dinheiro. A decisão é sua.

Nenhum comentário: