domingo, 1 de janeiro de 2012

Comentando o Filme: Os Infiltrados - Ou "como perder a paciência na virada do ano"

[caption id="attachment_422" align="aligncenter" width="384" caption="Leo só sobe no meu conceito, enquanto Matt só desce..."][/caption]

Daí que na virada do ano eu resolvi assistir a um filminho, porque eu não tinha nada melhor pra fazer. E como eu já havia assistido a "A Origem" no natal (programão - de índio - rende um post) resolvi assistir a "Os Infiltrados". Por quê? Porque eu tinha visto umas cenas passando na Warner, mas assistir a filme na Warner deveria ser prova resistência no Big Brother, porque né? Dá pra ver 2 filmes ao mesmo tempo - o que está passando e um outro durante os intervalos gigantescos (a cada 5 minutos de filme).




Conseguir o filme renderia outro post, mas como eu sou muito prática e sucinta (só que ao contrário) vou explicar aqui mesmo: eu baixei o filme e um programa pra converter o formato baixado pra um compatível ao que o DVD lê, só pra uma amiga me dizer que tinha o filme em casa. É.



Então eu me programei lindamente pra começar o filme às 23h e terminá-lo às 01h30 (isso mesmo, 2 HORAS e 30 MINUTOS de filme).    Acabou que terminou às 01h40 porque tinha trailers, eu parei o filme 1 vez pra ir ao banheiro e 2 vezes pra explicar o filme pra minha mãe - que foi dormir na metade dele (e foi o melhor que ela fez).


Eu detestei o filme. É horrível. Eu o detestei tanto que vou contar tudo (só que de forma resumida - ou não) que acontece pra estragar o interesse de qualquer um.


Começando pelo elenco, tínhamos 'cast' suficiente não pra 1, mas pra 2 filmes de ação. Vejamos: Jack Nicholson, Alec Baldwin, Mark Wahlberg, Matt Damon, Leonardo DiCaprio e Martin Sheen (que Deus me perdoe, mas eu achava que era o Kirk Douglas - sério). Eu posso estar esquecendo alguém menos importante. E o elenco feminino resume-se a Vera Farmiga, que eu só sei o nome por que ela fez aquele filme com o George Clooney que agora eu não lembro nome, mas é sobre aviões.




Aproveito esse espaço pra dizer que sempre confundi o Mark com o Matt, mas esse filme me ajudou bastante a diferenciá-los, com Matt sendo um bundão e Mark sendo bem louco (e eu que achava que era o contrário).



Mas vamos ao filme. A história é basicamente um tira infiltrado na máfia e um bandido infiltrado na polícia. Ou seja, vai dar merda.


Leo é o tira infiltrado na máfia, ele é um nada que ninguém leva sério - nem ele mesmo. Já Matt é o bandido infiltrado na polícia, ele é o bonzão (apesar de bundão) e todos o amam. Jack é o chefe da máfia e os outros famosos são todos tiras - o que não quer dizer nada. A mina é uma psicóloga que tanto Leo quanto Matt pegam simultaneamente, sem saber - Leo, além de tudo, é 'lóki' e toma remédio pra dormir, não aguenta mais a pressão de fingir ser bandido e fica "pedindo pra sair" toda hora, mas ninguém deixa. Obviamente os infiltrados não sabem quem é quem.




Leo levanta uma questão interessante durante o filme: Se o Jack já tem uma ficha mais extensa que as dos meus vizinhos, porque ninguém prende o sujeito logo de uma vez? Nunca saberemos.



O filme continua e depois de mais de 1 hora de filme o Martin Sheen é morto. Do nada. Quando isso aconteceu eu já percebi que ia dar merda, porque se o sujeito que é muito bom morre de graça no meio de filme, porque os outros, que são mais-ou-menos bons (ou maus mesmo) teriam um fim melhor? Mas eu mantive a fé (em vão) e prossegui.


Descobrimos que tinha (morreu também) mais um tira infiltrado na máfia - e que diferença faz isso?


Aí, do nada, o Matt resolve matar os bandidos (menos ele mesmo, né?), e vai lá e mata o Jack. O Jack. O "eu fui um pai pra você" Jack. What?! Simples assim. Ele também descobre que Leo era o infiltrado, e vice-versa (deu pra entender?). Leo manda uma gravação incriminadora pra Matt, mas quem ouve é a psicóloga que fica p* com o Matt (eu já estava p* com o Matt há muito tempo - tipo, desde o começo do filme). Leo pega Matt e tenta fugir com ele, pois a polícia ainda não sabe que Matt é bandido (ui!). Um tira atira no Leo, atira em outro tira e se revela como também mafioso infiltrado na polícia. E o Matt faz o que? O quê? MATA O CARA. Porque não aceita concorrência, deve ser.


Muito confuso até aqui? Podemos continuar?


Matt inventa uma história e o povo cai. Leo é enterrado, a psicóloga está grávida (não sabemos de quem) e Mark surge das profundezas do além para vingar Martin (e Leo) e mata o Matt.


FIM


Mark ganhou meu coração porque fez o único papel decente e digno (sendo indicado ao Oscar de melhor ator coadjuvante por ele), e roubou a cena, apesar de aparecer em apenas um quarto do filme. Cada frase dele tinha umas 20 palavras, em que 75% eram palavrões e o restante era o que ele realmente queria dizer (como "me dá um copo d'água"). Se isso não for o suficiente, ele matou o Matt e foi o único ator conhecido que sobreviveu, descontando a psicóloga grávida, que na verdade nem conhecida é. (Tá, eu sei que o Alec Baldwin também não morreu, mas ele MERECIA ter morrido de tão bundão feito o Matt que ele foi no filme).


Eu até gostava do Martin Sheen (apesar de pensar que fosse o Kirk Douglas), mas aí ele morreu e eu deixei de gostar.


Jack só estava fazendo papel de Jack Nicholson, assim como Al Pacino sempre interpreta Al Pacino e Robert De Niro é Robert De Niro em todos os filmes que faz. O que pode ser dito como Jack só fez uma versão mais light/soft de "O Iluminado" misturado com o Coringa.


Matt tinha um ótimo papel de vilão nas mãos, mas resolveu torná-lo "mais humano" e só consegui transformá-lo num tremendo de um bundão.


Alec já tinha o papel de bundão mesmo, só fez (perfeitamente, diga-se de passagem) o seu trabalho.


E o Leo... é um problema. Depois que assisti a "A Origem" eu passei a gostar dele. Pode ser só uma fase (de desespero sem namorado) + período hormonal, só sei que ele me convenceu como 'lóki' sem amor próprio.


Me recuso a comentar a atuação da Vera.


E depois disso eu cheguei a conclusão que eu deveria ter assistido ao DVD do Show do Coldplay que achei na gaveta do meu Guarda-Roupa - ou não.

Nenhum comentário: