segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

2ª Fase da FUVEST - 2° Dia

Boa tarde pra você que acorda às segundas-feiras deprimido. Sim. Porque eu passei o dia inteiro me perguntando por que eu estava deprimida, sem obter uma resposta satisfatória, até chegar em casa  e pensar: "Estou meio confusa, que dia da semana é hoje mesmo?!" Ah! Segunda-feira linda que me faz acordar lacrimejando (chorar pra mim é com o bocão aberto, o rosto em vermelho vivo e fazendo barulhos estranhos com a boca. O que eu fiz hoje de manhã foi lacrimejar apenas).


Mas isso não foi nada, e apesar da vontade de ficar na minha cama até o fim do mundo chegar (tipo, daqui alguns meses?!), eu sai da cama e fui pra Lapa almoçar - porque além de tudo minha mãe não estaria em casa, e eu não precisava de mais depressão tendo que cozinhar só pra mim. E a comida estava boa, tanto que eu comi demais e pensei que ia passar mal. Mesmo assim cobicei o sorvete do McDonalds que a tia ao meu lado tomava enquanto esperávamos o sinal abrir.


Mas e a prova Ana?! É mesmo! Chegando próximo ao local da prova, o que eu vejo passando?! Um VILA IARA! Um maldito VILA IARA que chega a demorar 2 malditas horas pra passar quando eu estou no ponto, mas quando eu vou fazer uma prova o raio me passa como se fosse Terminal Pirituba... Quase entrei - mas não.


Local da prova é o mesmo, sala a mesma, carteira a mesma e fiscal caipira o mesmo. Mas ele me vem com "Mesmo procedimento de ontem". Como assim?! E se eu não estivesse na sala ontem (o que eu fui fazer lá hoje, já estou automaticamente desclassificada)?! Fale "CelulaR no envelope paRdo" poR favoR!!! Mas não tem problema, pra aumentaR meu amoR poR ele, ele me vem com uma frase MUITO melhoR: "Uma nova orientação gente: depois que entregaR a prova, vocês não podem FREQUENTAR o banheiro." Tive que escrever em maiúscula, gente. Frequentar o banheiro?! FREQUENTAR?! Muito amor...


Mas vamos às questões. Lindas. Só que ao contrário. Quando ontem eu escrevi que ia entregar a prova em branco, não pensei que seria tão verdadeiro isso. Quando no final do caderno de provas você vê as questões de matemática e não as acha tão tenebrosas em comparação ao resto da prova, você percebe o quanto a prova estava tenebrosa. Aliás, teve uma questão de matemática, sobre progressão aritmética, que eu senti amor por ela, tanto que até tentei fazê-la. Mas nem todo o amor do mundo que eu senti foi o suficiente pra eu conseguir resolvê-la. Triste isso.


E quando você percebe que o pior não é você não saber NADA de química, mas você não conseguir IDENTIFICAR se a questão é de química? Assustador. E uma questão sobre a fotossíntese que era multidisciplinar (Bio/Qui), não se contentou em ser só sobre essas duas matérias e enfiaram um versinho do Caetano Veloso?! Se eu fosse Caetano Veloso, processava a FUVEST, por me fazer desgostar dele... Eu resolvi que Animais, Fósseis e Fungos liberam Gás Carbônico para as plantas e para a atmosfera, e fazem isso por meio de moléculas... moléculas... Ih! Esqueci a palavra...


O pior não foi a parte de exatas, que eu já tinha plena consciência de que não tinha consciência de nada mesmo... O problema são as específicas da minha carreira, que embora eu já tenha entendido muito bem como, quando, e onde elas se aplicam no que eu quero estudar, eu peço a Deus com todas as forças que elas não sejam assim tão necessárias no curso, porque olha...


História foi assim... Você faz uma interpretação bem pessoal do que foi o passado,  escreve pra preencher todo espaço reservado a questão e reza pra pegar um corretor bem bonzinho - ou bem preguiçoso. Agora Geografia, Deus que me perdoe, mas quando eu acho que sei alguma coisa daquilo, descubro que não sei nada.


Tinha um mapa do Brasil, e se me perguntassem com que estados Santa Catarina faz divisa, eu saberia sem nem olhar. Em vez disso tínhamos umas manchas em algumas regiões, designadas como sertões (uma dessas ocupando parte de 10 dos 25 estados da região nordeste, no kidding!), cerrados e afins. Aliás, eu achei que alguns dos estados do nordeste estavam fora da ordem, mas quem sou eu pra dizer que o Rio Grande do Norte não fica onde eles disseram que fica, né?! Mas o que interessava no mapa era a "Zona do Cacau", localizada no litoral sul da Bahia. E o que eu estou esperando pra me mudar pra "Zona do cacau" (Zona do cacau = Chocolate, certo?!)?! Aí perguntava sobre uma série de livros que se passam nesse lugar, e o escritor deles. Escritor baiano = Jorge Amado. So sorry, sei que isso é muito pobre, mas foi a única coisa que me ocorreu. E outra coisa era sobre um sertão ou cerrado, não lembro ao certo, no norte de Minas Gerais, e sobre o romance mais famoso de um escritor mineiro. Escritor mineiro = Drummond. Mas Drummond não foi romancista, ele só escreveu crônicas e poemas (e eu faço muito mais pra escrever que o cara "SÓ" fez isso, né?!)...


A outra pergunta foi sobre o norte da África, e quando eu me sinto contente por identificar o local, eles me perguntam sobre a "Primavera Árabe". E não tinha a maldita linha do equador pra eu saber se ali era hemisfério sul ou norte.  Eu desconfiava que era norte, mas até aí, eu já desconfiei de tanta coisa nessa vida... E se fosse, vejamos... Eu sou de março e nasci no outono, então a primavera do norte é de março a junho e aqui é de setembro a dezembro - tá certo isso?! Eu estou bem louca (e não sei contar direito) ou eles tem um mês a mais de primavera?! Mas obviamente, "Primavera Árabe" não tem nada a ver com isso.


As questões de Inglês. Quando a primeira questão em inglês é uma tirinha, uma das questões é pra você explicar a graça do último quadrinho e você não vê graça nenhuma, o quão enrascada você está?! É sério, eu entendi a tirinha, entendi todas as palavras do último quadrinho, mas eu não entendi a GRAÇA! Por que eles tem que me pedir pra explicar a graça?! Me pede pra traduzir, mas não me pede pra explicar a graça que eu NÃO vi na tirinha...


Eu fiquei pensando nisso uns 10 minutos na sala - o tempo necessário pra dar o horário mínimo pra sair da sala. Sim, eu terminei a prova antes do horário mínimo. Eu terminei as 4 questões que eu fiz antes de transcorridas as 2 horas mínimas. Ou seja, eu fiz as duas de inglês e as duas de história em 2 horas. Nem geografia (que é específica, lembra?!) eu consegui fazer.


Estamos confiantes pra amanhã, sim, claro, ou com certeza?!

Nenhum comentário: