sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Despedida

Estava pesquisando vídeos do Red Hot para a série de posts que estou fazendo sobre eles (e que serão publicados, tenham fé!), quando me deparo com um clipe deles que ainda não tinha visto - provavelmente um dos 150 que eu ainda não vi. Desecration Smile nunca foi uma das minhas músicas favoritas dele, nem mesmo do último álbum. Mas o clipe... o clipe...


Deixe-me explicar o porque disso: John Frusciante saiu da banda há mais ou menos 1 ano. Seguir projetos solos, blá blá blá. Já tinha feito isso antes uma vez, mas naquela época foi tudo muito conturbado, eles estavam no auge e tals. Dessa vez ele saiu no período de hiato da banda, e o Red Hot não é mais aquela sensação toda também. Ele saiu. Sem brigas. Sem declarações polêmicas. Os outros integrantes já arranjaram um guitarrista substituto. Mas há sempre aquele incômodo inicial, principalmente se formos pensar que John foi o nosso guitarrista favorito dos Chili Peppers - pelo menos foi o meu. E foi também aquele que mais gravou álbuns com a banda.


Mas esse clipe. Nem sei se eles lançaram algum outro depois dele. Stadium Arcadium não teve "aquela" divulgação aqui que todos os singles foram pras rádios e todos os vídeos foram pra TV.  A música "Charlie" tem um clipe que eu nunca consegui ver, só foi liberado nos EUA (sacanagem). Desecration Smile não é a música mais legal do CD (no caso, o "Mars"). O clipe não é nenhum pouco mirabolante. Muito pelo contrário. São só eles. Nenhum deles tocando,  e cantando em algumas partes, outras não. São só eles em um lugar bonito, que nem é bem mostrado, porque a câmera focaliza neles - somente neles.


Então eu tive um clique. Senti que aquela era a despedida do John. Ele se despedindo da banda, os outros se despedindo deles. Só eles.  Era aquilo. A música, nesse caso, é propícia. É calma, tem uma melodia bacana, uma letra que só Anthony Kiedis deve ser capaz de entender (ou nem ele). E o clipe. Eles juntos. Ora cantam, ora não. Mas estão juntos. Isso é o que importa.


Com certeza o clipe não foi feito com a intenção de ser a despedida do John. Quando gravado, eles nem sabiam que ficariam esse tempo parados (ou sabiam, sei lá). John ainda era parte daquilo tudo. E de uma certa forma, continuará sendo. Hillel Slovak foi o cara que começou tudo isso. Dave Navarro fez um ótimo trabalho com os Peppers. Mas John sempre será o guitarrista dos Chili Peppers, e eu acredito que ele tenha orgulho disso - espero.


Eu tenho o costume de procurar um fim simbólico para as coisas que às vezes não tem um fim visível. Como no caso daquele episódio do Chaves, que todos estão em Acapulco, e cada um vai se despedindo dos demais, até ficar somente o Chaves na praia. Pra mim aquele é o episódio final de Chaves - e se você também acreditava nisso, sinto lhe informar que o SBT só comprou direitos de exibição de uns 250 dos quase (ou mais de) 1000 episódios. Pois é.


Então John, como uma grande fã da banda, mas também sua, eu me despeço de você e te desejo toda a felicidade do mundo, que você continue lançando suas músicas esquisitas e tocando tão bem quanto você tocou todos esses anos para nós. Eu só não te desejo sucesso, porque tenho a impressão que isso não é algo que lhe agrade tanto assim - e também porque você já tem muito prestígio no seu meio, e isso é o mais importante.







Desecration Smile



All alone not by myself
Another girl bad for my health
I seen it all thru someone else
(Another girl bad for my health)


Celebrated but undisturbed
Serenaded by the terror bird
It's seldom seen and its never heard
(Serenaded by the terror bird)

Never in the wrong time or wrong place
Desecration is a smile on my face
The love I made is the shape of my space
My face, my face

Disintegrated by the rising sun
A rolling black out of oblivion
And I'd like to think that I'm your number one
(I'm rolling black out of oblivion)

I wanna leave but I just get stuck
A broken record runnin' low on luck
There's heavy metal coming from your truck
I'm a (broken record runnin' low on luck)

Never in the wrong time or wrong place
Desecration is a smile on my face
The love I made is the shape of my space
My face, my face

We could all got down to
Malibu and make some noise
Coca Cola doesn't do the justice
She enjoys
We could all come up with
Something new to be destroyed
We could all go down

I love the feeling when it falls apart
I'm slow to finish but I'm quick to start and
Beneath the heather lies a meadowlark
And I'm
(Slow to finish but I am quick to start)

3 comentários:

uiara disse...

viciada em RHCP rsrs

Ana Pariz disse...

Interessante sua visão. Odeio despedidas, e mesmo que não seja eu me despedindo de algo ou alguém, me deixa triste.
lembrei da música "Ela disse adeus" dos Paralamas: "lágrimas por ninguém, só porque é triste o fim..."
=(
acho que acordei sentimental hoje rsrsrsrs

Ana disse...

É mesmo Ana (Pariz), essa música também tem a ver com despedidas. Eu não gosto de despedidas, mas prefiro isso à incerteza, e passar a vida inteira sem saber se acabou ou não. Acho que é um ritual, assim como tantos outros.