Update: Troquei alguns vídeos, porque os outros não rodavam. Thanks! Mari, pelo aviso.
O título é uma brincadeira com o nome da banda: Red Hot Chili Peppers (na tradução literal: Vermelho, Quente, Pimenta, Pimenta). E antes que alguém me pergunte, eu não sei a diferença entre uma pimenta e outra, eu não entendo de pimenta, eu entendo de Chili Peppers (e quem achar graça do trocadilho não me conte, porque eu não o fiz pra ter graça, ele NÃO TEM GRAÇA, ok?!).
Qual é o sentido do nome da banda?! A primeira lição a se aprender sobre os Red Hot: não procure sentido. Nunca. Não espere por nada. Não pense que você vai entender, porque você não vai. Sério. Se quer que as coisas façam sentido, se quer entender, se quer tentar adivinhar qual será o próximo passo, procure outra banda. Essa não fará isso por você.
Anthony Kiedis [vocalista da banda] dá uma explicação bem "mais ou menos" na sua biografia (que eu estou relendo para ajudar a construir os posts. Aliás, escreverei também um post sobre releituras mais pra frente, me cobrem): "(...) Até hoje, Tree [não lembro quem é] e Flea [baixista] afirmam que eles inventaram Red Hot Chili Peppers. É uma derivação de um blues ou jazz clássico da velha guarda. (...) Se você pensar em Red Hot Chili Peppers em termos de um sentimento, uma sensação ou uma energia, é perfeito para nossa banda, mas se você pensar em termos de um vegetal, ele assume várias conotações bregas. (...) Basta dizer que achamos louco quando as pessoas começaram a trazer pimentas para nossos shows, numa espécie de oferenda." Já vi em entrevistas outras explicações, mas como memória é artigo de luxo pra mim, vou ficar devendo essa informação pra vocês... So sorry...
A formação original da banda é: Anthony (vocal); Flea (baixo); Hillel Slovak (guitarra); e Jack Irons (bateria). Essa não é a formação que gravou o primeiro álbum (Jack Sherman e Cliff Martinez no lugar de Hillel e Jack Irons, respectivamente). No segundo álbum Hillel volta e sai Jack Sherman, e no terceiro voltamos a ter a formação original. Isso não dura muito. Hillel morre por overdose e Jack Irons abandona a banda. Depois de alguns bateristas (não me lembro ao certo quantos) e zilhares de guitarristas, temos a formação mais conhecida dos Chili Peppers: Os dois primeiros, mais Chad Smith na bateria e John Frusciante na guitarra. Lançamento do quarto álbum, mudança de gravadora e então lançamento de um dos mais famosos (e o melhor) álbum deles: Blood Sugar Sex Magik. John sai da banda (em parte por certas atitudes não-louváveis do Anthony, em parte pela maluquice própria). Dave Navarro é escalado para substituí-lo (não sem antes passarmos pela odisséia de mais zilhões de guitarristas - de novo). Sexto álbum lançado, John volta, teremos agora o (provavelmente) mais conhecido e rentável álbum da carreira: Californication - pausa para ouvirmos a "galera" cantando totalmente errado o refrão de "Otherside" no Rock In Rio III. Oitavo álbum lançado, sem alcançar o mesmo sucesso - óbvio. Nono álbum (duplo) lançado e um hiato de 4 anos. No meio desse hiato John nos revela que está deixando a banda (dessa vez, até onde eu saiba, só pra continuar com as birutices dele). Estamos agora em 2010 com a promessa de um novo álbum em 2011 e a vinda deles para o Rock In Rio IV (YEAH!!!!). O guitarrista que fica no lugar de John é Josh Klinghoffer (não sei nada sobre ele, nem como se pronuncia o sobrenome. Quando descobrir, aviso).
Esse post não conta muito sobre as "fases" do Red Hot pois pretendo falar sobre isso nos outros posts. Mas só pra você ter certeza que conhece Red Hot Chili Peppers (já cantarolou alguma música deles, já achou esquisito algum clipe deles, já se perguntou: "Mas que @#$%&* é essa?!"):
2 comentários:
tipo, super viciada neles ...nao curto, mas de qlqr forma a const. do post ta mara, vc escreve muuuuito bem...
curtii.. mto bom gosto senhora Ana Carla ;D continue assim!!!
Postar um comentário